O YouTube lança hoje no Brasil a ferramenta YouTube Shorts, que permite criar e assistir a vídeos curtos o YouTube. O funcionamento é muito similar ao TikTok, aplicativo que se tornou muito popular no Brasil ao longo de 2020 e neste ano. O serviço já funcionava nos Estados Unidos e na Índia há alguns meses.
Com o recurso, qualquer pessoa poderá produzir e compartilhar os seus vídeos curtos diretamente no aplicativo do YouTube. Integrados à experiência do usuário, os Shorts contam com um destino específico para eles dentro da plataforma. Um diferencial da ferramenta é a capacidade de usar os áudios de vídeos disponíveis na plataforma – com 105 milhões de usuários mensais no Brasil, isso significa bilhões de opções de áudios para produção de conteúdo.
Dessa forma, os criadores podem dar seu próprio toque criativo aos vídeos que já adoram assistir no YouTube e até mesmo ajudá-los a encontrar novos públicos – seja reagindo a piadas, experimentando receitas ou encenando esquetes cômicos. Os criadores estarão no controle e poderão desativar essa opção, caso não queiram que seu vídeo seja remixado por outros. O YouTube também fez acordos com diversas gravadoras e produtoras musicais para garantir que artistas e criadores tenham uma biblioteca de sons e faixas musicais para usar.